Pular para o conteúdo principal

Como conhecer a ti mesmo!

O conhecimento é a base da própria vida. 
A sabedoria abre caminhos novos para que possamos sentir e mesmo desfrutar da felicidade. Não poderá existir civilização sem que a inteligência ocupe algum lugar na pauta dos confortos. Não pode existir progresso sem a intervenção da sabedoria. Entretanto, ela se divide em duas forças altamente dignas, com duas dinâmicas opostas: o conhecimento exterior e o auto-conhecimento. A sapiência externa nos faz investir à procura de valores até certo ponto perecíveis, mas necessários ao nosso equilíbrio. Passamos por perigos inúmeros, sujeitos às investidas do orgulho em sintonia com o egoísmo e sob o domínio da vaidade. Entrementes, se vencermos essas condições na altura em que elas se nos apresentam, sairemos livres, para novos conhecimentos que, podemos crer, serão a maior verdade, que é o conhecimento de nós mesmos, é o estudo do universo interno, aprofundando-nos dentro dele como se fora o nosso próprio mundo. Este conhecimento se chama Sabedoria-Amor.

Há quem diga que o amor não é sabedoria. Está completamente enganado. Quem ama nas linhas ensinadas por Nosso Senhor Jesus Cristo é um verdadeiro sábio. Ao conhecermos as nossas deficiências, abrimos portas de luz nas esferas da consciência, de sorte a nos enriquecermos, em todos os rumos, dos valores eternos, de talentos que Deus depositou em nossos corações, para a garantia de nós mesmos.

As religiões de todo o mundo e a filosofia que medra em toda a Terra têm a missão sagrada de indicar às criaturas os arcanos da sabedoria interna, que é a verdadeira senda de iluminação dos espíritos. Aquele que já conhece a si mesmo dispensa certos acessórios que pesam muito sobre os ombros e que exigem tempo precioso na sua conservação. O sábio interno nasce de novo, é um novo homem que surge de dentro do homem velho.

Todo movimento que se preocupa com as coisas externas das criaturas pode fazer muito em favor de quem esta sofrendo, não resta dúvida. Entretanto, quando encontramos quem nos ajuda a trabalhar dentro de nós, a descobrir os nossos tesouros, esse é o caminho ensinado por Cristo, que nos liberta definitivamente. Quem conhece a si mesmo tem mais facilidade em conhecer as lições externas e as propriedades que lhes sustentam a vida.
O céu está bem mais próximo de nós do que pensamos: reside dentro de nós. Basta abrirmos os olhos e buscá-lo. E, para tanto, devemos, como médicos de nós mesmos, executar as cirurgias indispensáveis em todas as áreas das nossas condutas, dominar os nossos impulsos inferiores e discipliná-los, transformando-os em instrumentos de trabalho e paz, para que surja o amor no centro dos sentimentos e, junto a ele, tranquilidade imperturbável em todos os caminhos que deveremos trilhar. Quem conhece a si mesmo, já não tem tempo de criticar ninguém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crimes cibernéticos: o que são e como reagir?

Com a expansão e facilitação do acesso à internet nos últimos anos, as atividades e práticas ilegais também aumentaram junto. Seja utilizando a internet como instrumento ou apenas praticando os atos ilegais em sites e redes sociais, os crimes cibernéticos estão por toda parte e entender o que são é fundamental para evitar e impedir essas práticas. Definição Os crimes cibernéticos referem-se a todos os delitos cometidos utilizando computadores ou internet, por meio de uma rede pública, privada ou doméstica. Os objetivos desses crimes são diversos e variam de acordo com os interesses do infrator. Além disso, as formas de cometer também são diversas e podem atingir apenas um usuário, vários usuários ou inclusive um sistema de redes completo. Assim, crimes cibernéticos possuem uma definição ampla e podem buscar atingir diretamente uma pessoa por meio da internet ou apenas o próprio computador do usuário. O criminoso, além disso, pode cometer vários crimes ao mesmo tempo e em div...

Compreendendo o Oriente Medio

" A rigor, o Oriente Medio deveria designar a regiao entre o Oriente Proximo (nome dado por ingleses e franceses à parte da Asia menos distante de Londres e Paris) e o Extremo Oriente, tambem chamado de Leste Asiatico (a porcao mais a leste da Asia). Todavia, a expressao Oriente Medio diz respeito a todos os Estados asiaticos mais proximos da Europa, mais a Turquia, o Egito e o Sudao, estes dois ao nordeste da Africa. Embora nao haja unanimidade, o oriente Medio é formado de 18 paises: Arabia Saudita, Bahein, Catar, Chipre, Egito, Iemen, Iemen do Sul, Ira, Iraque, Israel, Jordania, Kuwait, Libano, Oma, Siria, Sudao, Turquia e Emirados Arabes Unidos. O Oriente Medio, do mesmo tamanho do Canada (9.702.000 quilometros quadrados), é uma regiao quase toda desertica. Seus habitantes vivem ao longo das costas maritimas (Mar Negro, Mar Mediterraneo, Mar Vermelho, Golfo de Aden, Mar de Oma, Golfo Persico e Mar Caspio), dos valores dos rios e das montanhas. A temperatura mais alta pode cheg...

Brothers in Arms

Musica linda, que amo!! Se ler e reler ira tirar uma grande licao da letra!!  These mist covered mountains Are a home now for me But my home is the lowlands And always will be Someday you'll return to Your valleys and your farms And you'll no longer burn to be Brothers in arms Through these fields of destruction Baptisms of fire I've witnessed your suffering As the battle raged higher And though they did hurt me so bad In the fear and alarm You did not desert me My brothers in arms There's so many different worlds So many different suns And we have just one world But we live in different ones Now the sun's gone to hell and The moon's riding high Let me bid you farewell Every man has to die But it's written in the starlight And every line in your palm We are fools to make war On our brothers in arms