Pular para o conteúdo principal

A autopiedade: o caminho para a autodestruicao


A autopiedade é um estado de vitimização que surge quando o indivíduo desenvolve uma grande dificuldade para lidar com situações adversas e começa a se colocar sempre no papel de coitado. Trata-se de uma avaliação deturpada de si mesmo, que afasta o indivíduo de suas próprias capacidades e virtudes.  Ao se colocar sempre como o sem valor, o injusticado, a vitima, a pessoa acaba paralisada e entra em um estado de inércia e assim  nao consegue tomar atitudes realmente relevantes para mudar sua propria vida.
Quem sente pena de si mesmo acaba entrando em uma armadilha, visto que se torna colecionador das suas próprias dores e sofrimentos. Pessoas que não conseguem se libertar ficam presas aos traumas e episódios tristes vivenciados no passado e tendem a ficar relembrando desses momentos com frequência e riqueza de detalhes. Esse comportamento se torna um ciclo vicioso, já que contamina toda a vida da pessoa e tudo o que acontece de novo é avaliado como uma repetição do passado.
A autopiedade coloca a pessoa em uma situação de inferioridade e fragilidade, colocando-se como vítima das situações e tirando sua responsabilidade sobre a própria vida. O hábito de vitimização e de culpar as circunstâncias e terceiros pelos seus fracassos e dificuldades faz com que o indivíduo não saia em busca de condições favoráveis para planejar, agir e realizar. Pessoas que alcançam sucesso sabem que as dificuldades são inevitáveis, nao vivem jogando a culpa para outros, mas pelo contrario, age de maneira racional, assume suas responsabilidades, foca no proximo passo, age, reage, usa tambem a sua fe, esperanca e perseveranca. Ca entre nos, eh muito feio e chato, esse tipo de pessoas que nao param de reclamar o tempo todo como se o mundo, o universo, Deus tivesse sido muito ingrato e injusto com elas, nao eh mesmo?
Se voce nao obteve exito em determinado relacionamento afetivo, meu amigo(a), coloque um fim   nessa paranoia, pare com essa insistencia em algo que nao da certo, que nao eh para voce, invista em alguem realmente disponivel para viver uma vida em comum contigo, que te honre e te respeite. O MUNDO EH GRANDE E GIRA, E COMO GIRA. Ou se voce quer insistir em algo que so lhe traz dor e sofrimento, assuma suas consequencias sem culpar os outros e sem pertubar a paz dos que lhe cercam com suas murmuracoes - ninguem eh obrigado a ouvir suas lamurias incoerentes. 
VOCE NAO EH UM COITADINHO!(A)!!!
Se voce prosperou em um caminho profissional e este agora ja nao da mais certo, se sua empresa faliu, ou voce perdeu seu emprego, voce precisa reinventar-se e buscar novas opcoes, sempre com humildade e fe que o bem sempre acompanha as boas intencoes e boas acoes daqueles que nao usam o vitimismo como arma.
Esta e a diferença dos vencedores: quando não encontram condições favoráveis,  esforçam-se para criá-las.


“A autopiedade pode ser a forma mais silenciosa de um grito por socorro. E a menos inteligente também.”


UM FORTE ABRACO,
JOSIE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brothers in Arms

Musica linda, que amo!! Se ler e reler ira tirar uma grande licao da letra!!  These mist covered mountains Are a home now for me But my home is the lowlands And always will be Someday you'll return to Your valleys and your farms And you'll no longer burn to be Brothers in arms Through these fields of destruction Baptisms of fire I've witnessed your suffering As the battle raged higher And though they did hurt me so bad In the fear and alarm You did not desert me My brothers in arms There's so many different worlds So many different suns And we have just one world But we live in different ones Now the sun's gone to hell and The moon's riding high Let me bid you farewell Every man has to die But it's written in the starlight And every line in your palm We are fools to make war On our brothers in arms

Mais self, menos selfie

Nos Estados Unidos existe uma expressão que não tem correspondente em português: o "me time". Temos aqui o tal “tempo para mim”, mas não acho que seja a tradução correta. Esse“tempo do eu” (em tradução mais do que livre) não tem tanto a ver com as horas do dia que sobram para fazer coisas pessoais (ler aquele livro que estava parado no criado-mudo ou fazer o tratamento estético de que provavelmente você não precisa), mas sim com as horas do dia em que ficamos a sós conosco. Um tempo para curtir a solidão. Hoje temos muito pouco “tempo do eu”. O mundo digital e suas demandas sociais fazem com que nunca estejamos sozinhos. A lógica das redes sociais de quantificar nosso sucesso através de likes e RTs nos faz perder a noção de quem realmente somos. Vivemos em função daquilo que outros atribuem a nós. Se posto uma selfie no Instagram e recebo dez likes, isso constrói meu caráter e minha persona. Se ninguém curte o que posto, acho que tenho algum problema, que minha v

Observa o hoje!

Não te preocupes muito com o ontem, nem tampouco com o amanhã. O que passou nos serve, de vez em quando, para uma avaliação dos nossos deveres nos certames futuros, sem que a nossa visão ou a nossa sensibilidade se atrofie em falsas apreensões. Trabalha no hoje, analisa a tua própria personalidade e vê o que nela tens a consertar, na sequência que as leis da serenidade nos ensinam, para que não haja violência em nenhum sentido. O hoje é o campo, não só de observação, mas de execução, de aprimoramento das nossas qualidades e o engenho deste trabalho se manifesta pela nossa vontade. Já que aceitamos o progresso e a evolução em relação à nossa moral! Será que a razão não participa do homem quando se trata de regras de religião, regras essas que obedecem ao tempo e ao próprio empuxo do mesmo progresso? As leis são as mesmas em todas as dimensões da vida. Elas acompanham a escala de aperfeiçoamento com perfeita justiça. A imparcialidade é, pois, o maior sintoma da perfeição. Não queir