Pular para o conteúdo principal

A autopiedade: o caminho para a autodestruicao


A autopiedade é um estado de vitimização que surge quando o indivíduo desenvolve uma grande dificuldade para lidar com situações adversas e começa a se colocar sempre no papel de coitado. Trata-se de uma avaliação deturpada de si mesmo, que afasta o indivíduo de suas próprias capacidades e virtudes.  Ao se colocar sempre como o sem valor, o injusticado, a vitima, a pessoa acaba paralisada e entra em um estado de inércia e assim  nao consegue tomar atitudes realmente relevantes para mudar sua propria vida.
Quem sente pena de si mesmo acaba entrando em uma armadilha, visto que se torna colecionador das suas próprias dores e sofrimentos. Pessoas que não conseguem se libertar ficam presas aos traumas e episódios tristes vivenciados no passado e tendem a ficar relembrando desses momentos com frequência e riqueza de detalhes. Esse comportamento se torna um ciclo vicioso, já que contamina toda a vida da pessoa e tudo o que acontece de novo é avaliado como uma repetição do passado.
A autopiedade coloca a pessoa em uma situação de inferioridade e fragilidade, colocando-se como vítima das situações e tirando sua responsabilidade sobre a própria vida. O hábito de vitimização e de culpar as circunstâncias e terceiros pelos seus fracassos e dificuldades faz com que o indivíduo não saia em busca de condições favoráveis para planejar, agir e realizar. Pessoas que alcançam sucesso sabem que as dificuldades são inevitáveis, nao vivem jogando a culpa para outros, mas pelo contrario, age de maneira racional, assume suas responsabilidades, foca no proximo passo, age, reage, usa tambem a sua fe, esperanca e perseveranca. Ca entre nos, eh muito feio e chato, esse tipo de pessoas que nao param de reclamar o tempo todo como se o mundo, o universo, Deus tivesse sido muito ingrato e injusto com elas, nao eh mesmo?
Se voce nao obteve exito em determinado relacionamento afetivo, meu amigo(a), coloque um fim   nessa paranoia, pare com essa insistencia em algo que nao da certo, que nao eh para voce, invista em alguem realmente disponivel para viver uma vida em comum contigo, que te honre e te respeite. O MUNDO EH GRANDE E GIRA, E COMO GIRA. Ou se voce quer insistir em algo que so lhe traz dor e sofrimento, assuma suas consequencias sem culpar os outros e sem pertubar a paz dos que lhe cercam com suas murmuracoes - ninguem eh obrigado a ouvir suas lamurias incoerentes. 
VOCE NAO EH UM COITADINHO!(A)!!!
Se voce prosperou em um caminho profissional e este agora ja nao da mais certo, se sua empresa faliu, ou voce perdeu seu emprego, voce precisa reinventar-se e buscar novas opcoes, sempre com humildade e fe que o bem sempre acompanha as boas intencoes e boas acoes daqueles que nao usam o vitimismo como arma.
Esta e a diferença dos vencedores: quando não encontram condições favoráveis,  esforçam-se para criá-las.


“A autopiedade pode ser a forma mais silenciosa de um grito por socorro. E a menos inteligente também.”


UM FORTE ABRACO,
JOSIE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crimes cibernéticos: o que são e como reagir?

Com a expansão e facilitação do acesso à internet nos últimos anos, as atividades e práticas ilegais também aumentaram junto. Seja utilizando a internet como instrumento ou apenas praticando os atos ilegais em sites e redes sociais, os crimes cibernéticos estão por toda parte e entender o que são é fundamental para evitar e impedir essas práticas. Definição Os crimes cibernéticos referem-se a todos os delitos cometidos utilizando computadores ou internet, por meio de uma rede pública, privada ou doméstica. Os objetivos desses crimes são diversos e variam de acordo com os interesses do infrator. Além disso, as formas de cometer também são diversas e podem atingir apenas um usuário, vários usuários ou inclusive um sistema de redes completo. Assim, crimes cibernéticos possuem uma definição ampla e podem buscar atingir diretamente uma pessoa por meio da internet ou apenas o próprio computador do usuário. O criminoso, além disso, pode cometer vários crimes ao mesmo tempo e em div...

Compreendendo o Oriente Medio

" A rigor, o Oriente Medio deveria designar a regiao entre o Oriente Proximo (nome dado por ingleses e franceses à parte da Asia menos distante de Londres e Paris) e o Extremo Oriente, tambem chamado de Leste Asiatico (a porcao mais a leste da Asia). Todavia, a expressao Oriente Medio diz respeito a todos os Estados asiaticos mais proximos da Europa, mais a Turquia, o Egito e o Sudao, estes dois ao nordeste da Africa. Embora nao haja unanimidade, o oriente Medio é formado de 18 paises: Arabia Saudita, Bahein, Catar, Chipre, Egito, Iemen, Iemen do Sul, Ira, Iraque, Israel, Jordania, Kuwait, Libano, Oma, Siria, Sudao, Turquia e Emirados Arabes Unidos. O Oriente Medio, do mesmo tamanho do Canada (9.702.000 quilometros quadrados), é uma regiao quase toda desertica. Seus habitantes vivem ao longo das costas maritimas (Mar Negro, Mar Mediterraneo, Mar Vermelho, Golfo de Aden, Mar de Oma, Golfo Persico e Mar Caspio), dos valores dos rios e das montanhas. A temperatura mais alta pode cheg...

Brothers in Arms

Musica linda, que amo!! Se ler e reler ira tirar uma grande licao da letra!!  These mist covered mountains Are a home now for me But my home is the lowlands And always will be Someday you'll return to Your valleys and your farms And you'll no longer burn to be Brothers in arms Through these fields of destruction Baptisms of fire I've witnessed your suffering As the battle raged higher And though they did hurt me so bad In the fear and alarm You did not desert me My brothers in arms There's so many different worlds So many different suns And we have just one world But we live in different ones Now the sun's gone to hell and The moon's riding high Let me bid you farewell Every man has to die But it's written in the starlight And every line in your palm We are fools to make war On our brothers in arms