Pular para o conteúdo principal

A autopiedade: o caminho para a autodestruicao


A autopiedade é um estado de vitimização que surge quando o indivíduo desenvolve uma grande dificuldade para lidar com situações adversas e começa a se colocar sempre no papel de coitado. Trata-se de uma avaliação deturpada de si mesmo, que afasta o indivíduo de suas próprias capacidades e virtudes.  Ao se colocar sempre como o sem valor, o injusticado, a vitima, a pessoa acaba paralisada e entra em um estado de inércia e assim  nao consegue tomar atitudes realmente relevantes para mudar sua propria vida.
Quem sente pena de si mesmo acaba entrando em uma armadilha, visto que se torna colecionador das suas próprias dores e sofrimentos. Pessoas que não conseguem se libertar ficam presas aos traumas e episódios tristes vivenciados no passado e tendem a ficar relembrando desses momentos com frequência e riqueza de detalhes. Esse comportamento se torna um ciclo vicioso, já que contamina toda a vida da pessoa e tudo o que acontece de novo é avaliado como uma repetição do passado.
A autopiedade coloca a pessoa em uma situação de inferioridade e fragilidade, colocando-se como vítima das situações e tirando sua responsabilidade sobre a própria vida. O hábito de vitimização e de culpar as circunstâncias e terceiros pelos seus fracassos e dificuldades faz com que o indivíduo não saia em busca de condições favoráveis para planejar, agir e realizar. Pessoas que alcançam sucesso sabem que as dificuldades são inevitáveis, nao vivem jogando a culpa para outros, mas pelo contrario, age de maneira racional, assume suas responsabilidades, foca no proximo passo, age, reage, usa tambem a sua fe, esperanca e perseveranca. Ca entre nos, eh muito feio e chato, esse tipo de pessoas que nao param de reclamar o tempo todo como se o mundo, o universo, Deus tivesse sido muito ingrato e injusto com elas, nao eh mesmo?
Se voce nao obteve exito em determinado relacionamento afetivo, meu amigo(a), coloque um fim   nessa paranoia, pare com essa insistencia em algo que nao da certo, que nao eh para voce, invista em alguem realmente disponivel para viver uma vida em comum contigo, que te honre e te respeite. O MUNDO EH GRANDE E GIRA, E COMO GIRA. Ou se voce quer insistir em algo que so lhe traz dor e sofrimento, assuma suas consequencias sem culpar os outros e sem pertubar a paz dos que lhe cercam com suas murmuracoes - ninguem eh obrigado a ouvir suas lamurias incoerentes. 
VOCE NAO EH UM COITADINHO!(A)!!!
Se voce prosperou em um caminho profissional e este agora ja nao da mais certo, se sua empresa faliu, ou voce perdeu seu emprego, voce precisa reinventar-se e buscar novas opcoes, sempre com humildade e fe que o bem sempre acompanha as boas intencoes e boas acoes daqueles que nao usam o vitimismo como arma.
Esta e a diferença dos vencedores: quando não encontram condições favoráveis,  esforçam-se para criá-las.


“A autopiedade pode ser a forma mais silenciosa de um grito por socorro. E a menos inteligente também.”


UM FORTE ABRACO,
JOSIE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crimes cibernéticos: o que são e como reagir?

Com a expansão e facilitação do acesso à internet nos últimos anos, as atividades e práticas ilegais também aumentaram junto. Seja utilizando a internet como instrumento ou apenas praticando os atos ilegais em sites e redes sociais, os crimes cibernéticos estão por toda parte e entender o que são é fundamental para evitar e impedir essas práticas. Definição Os crimes cibernéticos referem-se a todos os delitos cometidos utilizando computadores ou internet, por meio de uma rede pública, privada ou doméstica. Os objetivos desses crimes são diversos e variam de acordo com os interesses do infrator. Além disso, as formas de cometer também são diversas e podem atingir apenas um usuário, vários usuários ou inclusive um sistema de redes completo. Assim, crimes cibernéticos possuem uma definição ampla e podem buscar atingir diretamente uma pessoa por meio da internet ou apenas o próprio computador do usuário. O criminoso, além disso, pode cometer vários crimes ao mesmo tempo e em div...

A sutil diferença

“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se,e que companhia nem sempre significa segurança. E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair meio em vão.” “Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima, se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que, não importam quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoa-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança...

Limpando Idéias!!

Nossos pensamentos são constantes, aparecem como que por encanto no centro da nossa vida. O insucesso de todas as pesquisas nos revela que ele ainda é um segredo. A formação das idéias vem com a mesma sutileza. Sua direção cabe a nós, que podemos examinar e orientar sua missão, ensejando também sua rejeição mesmo depois de estarem formadas, para que elas não tomem espaço nos corredores das palavras, quando não forem boas. Os cientistas que estudam o aperfeiçoamento dos computadores podem ter uma pálida ideia sobre o cérebro humano, mas nunca uma noção definitiva, pois todas as máquinas do mundo são suas filhas. A engenhosa capacidade da mente é muito maior que o cérebro, já que ele é filho dela. Os homens têm uma simples noção do corpo em que habitam temporariamente e estão muito longe de conhecer o corpo espiritual, veículo que usa o espírito. As diretrizes tomadas pela alma indicam seu comportamento e a faixa espiritual em que estagia. Podes conhecer um companheiro pelas suas i...