Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2018

Mais self, menos selfie

Nos Estados Unidos existe uma expressão que não tem correspondente em português: o "me time". Temos aqui o tal “tempo para mim”, mas não acho que seja a tradução correta. Esse“tempo do eu” (em tradução mais do que livre) não tem tanto a ver com as horas do dia que sobram para fazer coisas pessoais (ler aquele livro que estava parado no criado-mudo ou fazer o tratamento estético de que provavelmente você não precisa), mas sim com as horas do dia em que ficamos a sós conosco. Um tempo para curtir a solidão. Hoje temos muito pouco “tempo do eu”. O mundo digital e suas demandas sociais fazem com que nunca estejamos sozinhos. A lógica das redes sociais de quantificar nosso sucesso através de likes e RTs nos faz perder a noção de quem realmente somos. Vivemos em função daquilo que outros atribuem a nós. Se posto uma selfie no Instagram e recebo dez likes, isso constrói meu caráter e minha persona. Se ninguém curte o que posto, acho que tenho algum problema, que minha v...

14 coisas que você não deve jogar na privada

14 coisas que você não deve jogar na privada Nem no ralo. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também deixa mais difícil obter a água que nós mesmos usaremos. Alguns produtos podem causar entupimentos: – cotonete – medicamento e preservativo; – óleo de cozinha; – ponta de cigarro; – poeira de varrição de casa; – fio de cabelo e pelo de animais; – tinta que não seja à base de água; – querosene, gasolina, solvente, tíner. Jogue esses produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão a destinação final adequada. MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta.  Planeta Sustentável , jul.-ago. 2013 (adaptado).

Toque de fe

''Toque de fé'' Ergue-te e caminha. Enxuga as lagrimas e fita os céus. Deus que te sustentou até ontem, sustentarás hoje e sempre. A sombra vale para destacar a luz. Surge a dor para aumentar a alegria. Se provações te feriram, esquece. Se desenganos te amarguram a existência, não esmoreças. Escuta a esperança, no silêncio da própria alma, a falar-te de futuro e de amor, de beleza e eternidade e transforma a benção das horas em riquezas de trabalho. Olvida toda a sombra, à procura de luz e perceberás que Deus está contigo, em teu próprio coração, a estender-te os braços abertos.. ( Chico Xavier )